Como aprender a se amar em 10 passos

Hoje em dia, ainda bem, tem se falado muito sobre amor próprio. A gente vê muitas pessoas inspiradoras falando sobre o assunto, enfim, ...


Hoje em dia, ainda bem, tem se falado muito sobre amor próprio. A gente vê muitas pessoas inspiradoras falando sobre o assunto, enfim, tem aparecido mil e um incentivos pra que a gente possa aprender a se gostar mais. 
Eu venho trabalhando nisso já faz um bom tempo, é difícil, mas tenho me esforçado todos os dias.

A gente sabe que esse lance de autoestima não é simples e nem pode mudar de hoje pra amanhã, é um exercício diário que precisa de esforço, foco e muita vontade. Por isso, hoje eu resolvi fazer esse post com uma lista pra gente se sentir melhor com pequenos passos: 



1. A gente não tem que se cobrar tanto

Já parou pra pensar que a gente se cobra todos os dias sem nenhuma pausa se quer? 
E muitas vezes eu penso que essa cobrança nem sempre tem motivo. É normal a gente se cobrar e querer sempre mais, mas chegar ao ponto de se cobrar sem ao menos reconhecer algo de bom é um absurdo. Vamos começar listando as coisas boas que fazemos? certeza que vai ser um listão. 

2. Não precisamos nos comparar a ninguém 

O tempo todo a gente fica tentando se comparar a fulana, o tempo todo se achando menor que o outro, menos bonita, menos magra, menos gorda, menos feliz. A gente olha tanto pra grama do vizinho que acaba esquecendo de regar a nossa grama que no final pode ficar igual a dele ou até melhor. O importante é focar menos nos outros e mais na gente. No céu tem muitas estrelas, acredito que todos nós temos uma.

3. Vamos ser mais positivos 

Eu sei que tem tanta coisa acontecendo no nosso país que acaba nos deixando pra baixo, sem muita esperança. Mas, eu fico pensando 'no que vai adiantar pensar negativamente?' Acho que até vai piorar, tudo é energia e você atrai o que pensa. Vamos tentar ver sempre o lado positivo de tudo? que tal a gente fazer esse teste diariamente? reclamar menos e agradecer mais. 
Eu não sou a pessoa mais positiva do mundo e estou até longe de ser, mas tenho uma qualidade de sempre tentar enxergar algo bom em situações difíceis, mas ainda preciso melhorar muito e estou sempre me testando. 

4. Afastar de quem nos faz mal

Ter um "amigo", conhecido ou até mesmo um familiar que sempre te coloca pra baixo, que não se interessa por nada que você faça, que não adiciona em nada na sua vida, que inveja o que você faz, a solução é se afastar dessa pessoa. Não conte seus planos, desejos, próximos passos se sabe que essa pessoa vai fazer com que você desista do que quer. Tem pessoas que infelizmente você será obrigado a ainda ver, mas isso não quer dizer que você tenha que falar sobre a sua vida com ela, agir com educação e trabalhar a discrição é o segredo. 

5. Se afastar mais das redes sociais




É Whatsapp, Instagram, Facebook, Twitter, tanta coisa pra deixar a gente ansiosa esperando por respostas, notificações, curtidas, notícias. Será que é desse jeito que a gente precisa se manter ocupado ? ou seria melhor a gente se dedicar a algo que a gente realmente quer muito, tipo um hobby ou alguma atividade física
Eu mesma pretendo me dedicar mais ao meu violão (quero muito tocar as músicas que eu gosto de verdade), a ler e escrever mais (descobri que gosto de fazer isso, eu odiava haha), planejar viagens próximas também, deixar o meu celular mais no modo avião (é difícil sim, mas consegui fazer isso algumas horas no feriadão e foi libertador demais). 


6. Conversar com amigos sobre o que a gente está sentindo 

É tão bom a gente ter com quem contar, conversar e desabafar né? 
Acho muito importante a gente escolher aquele amigo sensível que adora escutar, compreender, colocar a gente bem pra cima e conversar com ele sobre o que a gente sente e ouvir o que ele tem a dizer. 
Eu tenho umas amigas assim que posso contar e contar os dramas bestas da minha vida, eu me sinto tão aliviada em ouvir as críticas construtivas delas. 
Que tal escolher aquela amiga(o) que sabe te aconselhar como ninguém?


7. Parar de esperar o pior 

Vamos parar de acordar já pensando que o dia vai ser ruim ou que as coisas não serão boas o suficiente. Acreditar em si mesmo é um passo super importante pra melhorar a nossa autoestima. Acordar já pensando que 'vai dar certo', 'vai ser bom' e sem colocar expectativa é o segredo. 


8. Lembrar do dia que a gente se sentiu mais bonita e feliz

Quando foi a última vez que você se sentiu super bonita e feliz? você lembra qual foi o motivo que te levou a isso? Acredito que já aconteceram vários motivos que te fizeram feliz. Que tal fazer um exercício aí para que você possa querer viver mais momentos como esse? (Acredito que o meu último dia feliz foi olhando o mar nesse feriadão, foi uma alegria que não sei explicar, eu amo o mar haha). 

9. Fazer uma lista sobre o que a gente precisa mudar pra ser mais feliz 

A gente faz tanto drama pra fazer algumas coisas, que não percebe o quanto é simples. 
Fazer uma lista sobre o que a gente precisa mudar pra ser feliz pode fazer com que você consiga visualizar melhor esse cenário tão nebuloso que se cria, anote também o que precisa ser feito pra chegar até lá. 

10. Agradecer sempre 




Tem gente que só reclama, reclama e reclama. Se você é uma dessas pessoas, já pensou em agradecer por uma ou duas coisas que acontecem no seu dia? coloca um lembrete no celular pra lembrar de agradecer a alguma coisa que aconteceu, é sério. Criar esse hábito de ser grato é extremamente importante. 

Olhar o céu, agradecer pela saúde de sobra, pelos amigos, família que temos, nos faz pensar que perdemos muito tempo pensando em coisas sem importância. 
Vamos pensar mais na gente, mas sempre desejando a felicidade do outro também? Começando de agora. 

Ter uma auto estima não está somente relacionada à beleza. É você se sentir segura, capaz, feliz e confiante. É todo um conjunto para que você possa se sentir bem em todas as situações da vida. 

Espero que essas dicas também tenham te ajudado e se quiser desabafar estou por aqui. 


Você poderá gostar de:

0 comentários

Flickr Images